10 dicas de segurança para motociclistas no trânsito

De acordo com um estudo do Laboratório de Informação em Saúde (ICICT) da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado pela Agência Brasil, subiu de 8,3% em 2000 para 33,4% em 2017 o percentual de mortes de motociclistas em acidentes de trânsito.

Para evitar problemas, então, o primeiro fator essencial é sempre adotar uma direção defensiva, ou seja, cuidar não apenas de si, mas também das outras pessoas. Para ajudar nesse processo, elencamos 10 dicas de segurança para motociclistas no trânsito.

  1. Não use o celular enquanto pilota

As estatísticas mostram que o celular já mata mais no trânsito do que o consumo de álcool. Por isso, se você precisa usar o GPS do celular, coloque-o em um suporte no guidão e o manuseie apenas quando a moto estiver estacionada e com o motor desligado. Não mexa no celular ao parar em semáforos, pedágios ou cruzamentos.

  1. Use o retrovisor corretamente

Um fator importante de segurança para motociclistas é o uso correto do retrovisor. É importante utilizá-lo não apenas ao trocar de faixa ou entrar numa rua ou garagem, mas também antes de reduzir a velocidade repentinamente – como numa emergência, por exemplo. Lembre-se, também, de que ele tem pontos cegos e não pode ficar virado para dentro.

  1. Use capacete adequado

O uso do capacete é obrigatório tanto para o condutor quanto para o carona e é fator importante de segurança para motociclistas. Para escolher o melhor modelo, verifique se tem o selo do Inmetro e se o tamanho se ajusta à sua cabeça. Prefira cores claras, pois são mais visíveis, e certifique-se de trocar antes de encerrar o prazo de validade dele.

  1. Use corretamente os freios

Não use a força total de suas mãos para acionar os freios, pois isso pode fazer você perder o controle da moto. Use sempre os dois freios, exceto em curvas, quando deve ser usado apenas o dianteiro, aliado à redução de marchas.

Guia do IPVA: saiba para que serve e para onde vai esse imposto!

  1. Use corretamente a seta

A seta serve para comunicar suas intenções no trânsito, e não usá-la pode ser fatal. Por isso, para aumentar a segurança para motociclistas, lembre-se de ligar a seta sempre cerca de 5 segundos antes de realizar qualquer manobra – entrar numa rua ou garagem ou trocar de faixa, por exemplo.

  1. Seja visto

No trânsito, para garantir a segurança para motociclistas, além de ver, é muito importante ser visto. Por isso, posicione-se de forma a ser visto pelos motoristas – especialmente os que estiverem dirigindo ônibus, caminhão ou aqueles carros grandes. E sempre que possível, antes de entrar na frente ou passar ao lado de outro veículo, certifique-se de que o condutor viu você.

segurança para motociclistas

 

  1. Cuide de quem está na garupa

Mais segurança para motociclistas no trânsito também depende de quem anda na garupa. Isso porque quem pega carona precisa seguir os movimentos do piloto. Portanto, explique isso para quem for andar de moto com você!

  1. Faça ultrapassagens responsáveis

Grande parte dos acidentes de moto acontece por serem feitas ultrapassagens proibidas e arriscadas. Por isso, uma forma importante de aumentar a segurança para motociclistas é ser sempre responsável ao realizar ultrapassagens e manobras, mesmo no trânsito dentro das cidades.

  1. Respeite o limite de velocidade

Acidentes que acontecem quando se está em velocidade mais elevada têm maiores chances de serem fatais do que aqueles que acontecem a velocidades mais baixas. É por isso que respeitar o limite de velocidade de todas as vias, dentro e fora da cidade, é essencial para proporcionar maior segurança para motociclistas.

  1. Tenha um rastreador em sua moto

Contratar um serviço de rastreamento para sua moto permite que você ande mais tranquilo, sabendo que ela está mais segura. Além disso, o rastreador diminui o preço do seguro, uma vez que aumenta consideravelmente as chances de que a moto seja encontrada em caso de furto ou roubo. E contratando o rastreamento da Intersat, você conta ainda com relatórios sobre trajetos realizados e sobre fatores relacionados à manutenção de sua moto. É muito mais comodidade em seu dia a dia.

Quer saber mais sobre o rastreamento de motos? Então acesse nosso site. E se você gostou dessas dicas, acompanhe nosso blog para muito mais!

Um comentário sobre “10 dicas de segurança para motociclistas no trânsito

  1. […] Confira aqui 10 dicas de segurança para motociclistas no trânsito! […]

Deixe uma resposta