10 dicas para você economizar combustível

Com o aumento dos preços da gasolina e do etanol observados nos últimos tempos, saber economizar combustível pode fazer a diferença no fim do mês. Por isso, mesmo que você tenha um dos carros mais econômicos do mercado, é bom conhecer algumas formas de economizar combustível e não perder seu dinheiro tão suado. Confira as dicas que preparamos para você!

  1. Mantenha velocidades constantes

Acelerações bruscas fazem o motor trabalhar mais e, por isso, para economizar combustível, procure acelerar sempre de maneira progressiva e manter velocidades constantes. Para frear, tire o pé do acelerador com antecedência, para que o motor se encarregue de reduzir a velocidade. Mesmo na estrada, evite velocidades muito altas ou ultrapassagens perigosas, pois, além de colocarem em risco a sua vida, exigem mais do motor.

  1. Troque a marcha na hora certa

Evite esticar as marchas sem necessidade. Os carros mais novos já têm um indicador do melhor momento para a troca de marcha, então respeite esse momento e faça o que seu carro pede para poder economizar combustível. Se seu carro não indica o momento de trocar de marcha, observe o conta-giros e faça a troca na rotação adequada.

E na estrada, se seu carro tiver sexta marcha, lembre-se de usá-la, pois essa também é uma forma de economizar combustível.

  1. Tenha cuidado com o ar condicionado

Como o equipamento de ar condicionado é operado pelo motor do carro, seu uso está ligado ao consumo de combustível – especialmente em carros com menor cilindrada. Assim, para economizar combustível, use o ar condicionado apenas quando necessário.

Se estiver na estrada, porém, prefira usar o ar condicionado, com moderação, pois as janelas abertas atrapalham a aerodinâmica do veículo, o que também aumenta o consumo de combustível.

  1. Mantenha a revisão do carro em dia

Fazer revisões periódicas e manutenções preventivas em seu carro é uma forma de economizar combustível e ainda aumentar a vida útil dos componentes do veículo. Por isso, verifique com frequência o estado das velas e o funcionamento da injeção eletrônica, além de conferir como estão os filtros de ar, de combustível e de óleo.

  1. Evite carregar muito peso no carro

Evitar carregar peso desnecessário no carro também é uma forma de economizar combustível. Por isso, não fique guardando objetos pesados no porta-malas – além de correr um risco maior de ficar sem esses objetos no caso de furto ou roubo de seu veículo, você obriga o motor a fazer mais força para colocar seu carro em movimento, consumindo mais combustível.

economizar combustível

  1. Cuide das rodas e dos pneus do carro

Manter o correto alinhamento das rodas do carro garante um melhor desempenho dele e, consequentemente, ajuda você a economizar combustível. Além disso, as rodas desalinhadas diminuem a vida útil dos pneus e ainda aumentam o risco de acidente.

Lembre-se também de calibrar os pneus com frequência, preferencialmente toda semana, atentando para a pressão indicada no manual do veículo. O ideal é sempre calibrar os pneus com eles ainda frios.

  1. Não utilize ponto morto

É senso comum que o ponto morto faz economizar combustível. No entanto, além de deixar o carro instável e impossibilitar o uso do freio motor, o ponto morto não representa uma economia real de combustível. Além disso, especialmente em carros com injeção eletrônica, essa prática é desnecessária, pois o sistema do veículo não injeta combustível se não for necessário.

  1. Não acelere desnecessariamente

Aquela prática de acelerar o carro para aquecer o motor em dias frios já não faz sentido para quem tem carro com injeção eletrônica – não ajuda a economizar combustível e ainda pode danificar os componentes internos. Para carros flex, é importante lembrar sempre de manter abastecido o tanque de partida a frio.

E nada de acelerar quando estiver parado no semáforo! É um gasto de combustível completamente desnecessário.

  1. Utilize combustível de boa qualidade

Tentar economizar ao abastecer seu veículo pode custar caro. Colocar combustível adulterado ou de baixa qualidade em seu veículo pode reduzir o desempenho do motor, aumentando o consumo de combustível, e ainda danificar alguns componentes do veículo.

  1. Seja gentil

Essa última dica pode parecer estranha, mas ser gentil também pode ser uma maneira de economizar combustível. Isso porque o estresse no trânsito pode levar você a dar freadas mais bruscas ou acelerar mais fortemente, aumentando o consumo de combustível. Por isso, seja gentil e mantenha a calma enquanto dirige.

Gostou dessas dicas? Então acesse nosso blog e confira outras informações relevantes. E se quiser conhecer melhor nossos serviços, acesse nosso site.

Um comentário sobre “10 dicas para você economizar combustível

  1. […] motocicletas têm sido cada vez mais procuradas, seja pela economia de combustível em relação aos carros, seja pela praticidade, ou até mesmo pela sensação de liberdade que elas […]

Os comentários estão fechados.