5 cuidados para andar de moto no frio

Com o clima tropical, andar de moto no Brasil é bastante tranquilo na maior parte do ano. Porém, com a chegada do inverno, podem ser necessários alguns cuidados a mais para andar de moto no frio. Especialmente nas cidades do Sul do país, onde a sensação térmica, muitas vezes, chega a temperaturas negativas.

Portanto, se você precisa andar de moto no frio, nunca deve subestimar as temperaturas mais baixas. Isso porque ao pilotar, o vento frio e mais forte pode ocasionar problemas de saúde e influenciar na sua segurança nas ruas.

Veja algumas dicas de como andar de moto no frio:

1) Use roupas e equipamentos adequados

Usar as vestimentas adequadas pode evitar um problema muito sério, a hipotermia. Quando o corpo chega a uma temperatura abaixo de 35ºC, começa a perder calor para o ambiente e essa situação já pode ser considerada uma hipotermia leve. Para evitar esse problema, especialmente ao pilotar em trajetos mais longos, invista em roupas especiais, como jaquetas bem forradas e peças feitas com material “corta-vento”. Esses trajes ajudam a manter a temperatura corporal, são mais leves e não limitam muito os seus movimentos. 

Leia também: 5 dicas para viajar de moto com segurança

2) Proteja a cabeça e as extremidades

Outra maneira de se proteger, para evitar a hipotermia, é utilizar equipamentos adequados para o frio. Capacetes fechados ou modulados são os mais indicados para essa época do ano, assim como a balaclava, conhecida também como “touca ninja”, que protege também o pescoço do vento. 

Usar luvas forradas e botas específicas para pilotar, também são uma boa forma de proteger os pés e as mãos das baixas temperaturas e da umidade. Estas são as partes do corpo que mais são afetadas ao andar de moto no frio, por perderem calor mais facilmente.

3) Alimente-se adequadamente

Outra maneira de se proteger ao andar de moto no frio é se alimentar bem e preferir bebidas quentes. Dessa forma, o corpo se mantém aquecido e possui energia para gerar calor, mesmo com as temperaturas mais baixas.

4) Carregue a capa de chuva

Mesmo que o inverno, muitas vezes, seja uma estação mais seca, chuvas inesperadas podem ocorrer no meio do caminho. Portanto, sempre que for pilotar, leve sua capa de chuva. Até mesmo uma garoa, por exemplo, pode fazer com que o corpo esfrie mais rápido, devido à umidade.

Veja também: Mulher de moto, dicas para começar a pilotar

5) Use acessórios na sua moto

Existem alguns acessórios como os para-brisas e os protetores de mão que, dependendo do modelo da moto, podem ser instalados para maior proteção do vento. Outro acessório com esta funcionalidade é o chamado protetor de punho, que protege as mãos e braços do frio e da umidade.

Algumas motocicletas já vem de fábrica com o aquecedor de manopla, que ajuda a  esquentar as mãos ao andar de moto no frio. Esse aquecedor também é vendido à parte, mas deve ser colocado por um profissional especializado, a fim de evitar danos elétricos na motocicleta.

andar de moto no frio

Dica extra: Esquente o motor da moto 

Além de cuidados com a saúde e com o corpo, o clima frio também exige cuidados com a motocicleta. Ligar o motor e deixar ele funcionando por, pelo menos, uns 3 minutos antes de partir é o mais indicado. Isso evita desgastes nas peças da motocicleta, pois faz com que o óleo possa circular melhor pelo motor. 

Se sua moto for modelo flex, prefira abastecer com gasolina ao invés de etanol. Usar somente o etanol pode trazer mais dificuldade para ligar a moto nos dias mais gelados. 

Se você gosta de pilotar e cuidar da sua motocicleta, conheça o rastreador para motos Intersat. Você tem acesso a todos os trajetos percorridos, pode bloquear a sua moto e criar perímetros de segurança, para aumentar sua segurança de onde estiver. 

Para mais dicas e informações, acompanhe o nosso blog e conheça os nossos serviços em rastreamento veicular.