Carro novo ou usado? Veja a melhor opção para trocar de veículo em 2021

Esse estranho ano de 2020 está chegando ao fim e, se você está pensando em trocar de carro em 2021, certamente já se perguntou o que vale mais a pena comprar: carro novo ou usado?

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a descobrir se carro novo ou usado é a melhor opção para trocar de veículo em 2021. Confira!

Quais as vantagens e desvantagens do carro novo?

Comprar um carro novo certamente tem vantagens já bastante conhecidas e que, muitas vezes, fazem valer o preço mais alto. Porém, ao decidir entre carro novo ou usado, é preciso levar em consideração mais do que o cheirinho bom de carro novo.

Uma vantagem ao decidir pelo 0km são as preocupações mais raras com reparos, trocas e consertos, já que o carro ainda é novo, não apresentando defeitos causados pelo uso prolongado. Essa menor frequência de manutenção também é ponto importante para ajudar a reduzir ou negociar o preço do seguro do veículo.

Outra vantagem é a garantia de fábrica, geralmente de 3 anos, que garante ao proprietário mais tranquilidade quanto a defeitos que possam surgir, sabendo que eles poderão ser consertados ainda dentro da cobertura.

A principal desvantagem da opção pelo carro novo ao refletir se compra um carro novo ou usado é, sem dúvidas, o preço. Como os veículos já começam a desvalorizar assim que saem da concessionária, os carros novos são mais caros do que os usados. Além disso, com a volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o valor dos carros novos subiu ainda mais.

Quais as vantagens e desvantagens do carro usado?

Se, por um lado, a principal desvantagem do carro novo é seu preço, essa se torna a principal vantagem de um carro usado: ele é mais barato que um carro novo. Mas é preciso ter cuidado na hora de decidir comprar um carro novo ou usado, pois o preço do veículo não é o único fator a pesar no orçamento.

Ao optar por um carro usado, é possível ter acesso a um veículo muito mais completo e confortável gastando o mesmo valor que seria gasto em um veículo 0km mais simples. Como dissemos, os carros desvalorizam assim que saem da concessionária e continuam desvalorizando consideravelmente, podendo chegar a valer apenas 50% do valor pago inicialmente em apenas 3 anos. Por isso, optar por um carro usado ao refletir sobre a compra de um carro novo ou usado pode ser uma boa opção.

Ainda assim, para que o barato não saia ainda mais caro, é essencial conferir as condições do veículo, tanto da parte mecânica como de seus demais componentes. Como já têm mais tempo de uso, os carros usados tendem a apresentar problemas com mais frequência, pois suas peças vão se deteriorando com o tempo.

carro novo ou usado

Qual a melhor opção: carro novo ou usado?

Como são diversos os fatores envolvidos para saber qual a melhor opção para trocar de carro em 2021 – comprar carro novo ou usado –, é preciso avaliar cada caso. Para isso, leve em consideração as suas necessidades, seus desejos e suas finanças. Avalie o custo-benefício de cada uma das opções, levando em conta as vantagens e desvantagens apresentadas aqui.

Se você optar por um carro novo, pesquise também as melhores taxas de financiamento ou os melhores descontos para compra à vista. Considere também o prazo de garantia e negocie benefícios em sua compra.

Se você optar por um carro usado, observe a procedência do veículo e faça um test drive antes de comprar, para se familiarizar com as condições dele. Procure também conferir os antecedentes, para ver se não há registro de roubo ou furto, se há sinistros anteriores, enfim, para conferir se está tudo certo com o veículo.

E seja qual for a sua opção – carro novo ou usado –, conte com um rastreador veicular para garantir sua segurança e a de seu veículo. Além de reduzir o preço do seguro, o rastreador veicular aumenta consideravelmente as chances de recuperar um veículo roubado em um prazo bastante curto. É mais tranquilidade para o seu dia a dia, tendo um carro novo ou usado!

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para mais informações sobre veículos. E se quiser conhecer melhor nossos serviços, acesse nosso site!