Fim do ano chegando: itens que devem passar pela revisão antes da viagem

Esse atípico ano está chegando ao fim e, mesmo com as instabilidades e restrições, muitas pessoas vão viajar para passar as festas de fim de ano com seus familiares e aproveitar o merecido descanso.

Para isso, é preciso deixar tudo preparado, inclusive seu carro! Então confira neste post quais são os itens que devem passar pela revisão antes da viagem. E nada de deixar para fazer a revisão apenas na véspera! Se você tiver que trocar alguma peça ou realizar algum reparo mais complexo, vai precisar de tempo para isso.

Rodas e pneus

Procure por bolhas e desgaste irregular na banda de rodagem do pneu quando estiver fazendo a revisão antes da viagem. Se algo estiver errado, substitua o pneu imediatamente, pois as bolhas podem significar risco de explosão do pneu, e o desgaste pode fazer com que o carro sofra aquaplanagem em caso de chuva. Isso significa que esses problemas podem provocar sérios acidentes, especialmente na estrada, em que a velocidade média é mais alta.

Lembre-se também de conferir o estepe e de calibrar os pneus levando em conta as malas e os passageiros do veículo. Na sua revisão antes da viagem, calibre o estepe também!

Confira ainda as rodas do veículo, procurando por amassados em rodas de ferro ou quebras e trincas em rodas de liga. Verifique também se a direção não está tremendo ou puxando para um dos lados, pois isso pode indicar a necessidade de realizar alinhamento e balanceamento no veículo.

Sistema elétrico

Todo o sistema elétrico do veículo também precisa passar por uma revisão antes da viagem. Lembre-se de conferir faróis, lanternas, luzes de seta e pisca-alerta, luzes de freio e de ré. Na estrada, além de ser obrigatório manter os faróis acesos, é essencial que eles estejam funcionando corretamente, sem diferenças entre si, pois podem ser necessários em trechos de neblina ou para quem viaja à noite.

Ao fazer a revisão antes da viagem, verifique também se as luzes internas estão funcionando, assim como o velocímetro e o sistema de ar condicionado ou ventilação.

Freios

É claro que os freios também precisam ser verificados em sua revisão antes da viagem. Eles são de fundamental importância tanto na cidade quanto na estrada, e precisam estar funcionando perfeitamente.

Fique atento a quaisquer vazamentos, barulhos ou perda de eficiência ao frear, pois podem indicar defeito no sistema de freios. Peça para um mecânico avaliar todos os componentes do sistema, não apenas pastilhas ou fluído. Esse é um dos itens mais importantes da revisão antes da viagem e deve ser avaliado com atenção.

revisão antes da viagem

Água, óleo e fluídos

Existem diferentes líquidos essenciais para o correto funcionamento de um veículo, e eles devem ser observados na revisão antes da viagem.

Verifique, por exemplo, o líquido de arrefecimento, responsável por resfriar o motor. Observe se está na quantidade ideal e se o funcionamento do radiador está correto. Pode ser necessário trocar o líquido ou colocar algum aditivo para melhorar o rendimento. Isso é fundamental para evitar o superaquecimento do motor – o que é bastante perigoso.

Na sua revisão antes da viagem, confira também o óleo do motor, responsável por resfriar e lubrificar as peças, mantendo o funcionamento adequado do motor. Confira se está no nível adequado e se ainda não precisa ser substituído.

Os fluidos de freio, direção hidráulica e embreagem também devem ser conferidos na revisão antes da viagem, assim como a gasolina do reservatório de partida a frio (para carros flex) e a água do sistema de limpeza do para-brisa.

Itens de segurança

Não basta conferir se triângulo, macaco e chave de roda estão no carro quando fizer a revisão antes da viagem, é preciso certificar-se de que estão funcionando e em bom estado.

Além disso, durante a revisão antes da viagem, confira também se os limpadores de para-brisa estão funcionando corretamente, com a borracha em bom estado. Caso você pegue chuva na estrada, será fundamental contar com limpadores em perfeito estado. Lembre-se também de completar o nível de água do reservatório.

E, é claro, não esqueça o rastreador veicular. Com ele, você pode compartilhar sua localização com quem não estiver junto na viagem, garantindo mais segurança para você e sua família. Além disso, o rastreador veicular da Intersat oferece relatórios e notificações para você nunca mais perder a data da revisão de seu veículo.

Gostou dessas dicas? Então acesse nosso blog e confira muitas outras. E se quiser conhecer melhor nossos serviços, acesse nosso site!

Um comentário sobre “Fim do ano chegando: itens que devem passar pela revisão antes da viagem

  1. […] manutenção preventiva em seu veículo é mais econômico, pois aumenta a vida útil das peças e permite economizar com […]

Os comentários estão fechados.