Manutenção preventiva: saiba quais cuidados básicos pode ter com o carro em casa

Fazer manutenção preventiva em seu veículo é mais econômico, pois aumenta a vida útil das peças e permite economizar com problemas que podem se tornar maiores se não resolvidos no início. Por isso, indicamos, neste post, alguns cuidados básicos que você pode ter com o carro em casa, como parte da manutenção preventiva. Confira!

Óleo e filtro do motor

É preciso substituir o óleo usado do motor a cada 10 mil quilômetros rodados, ou a cada 6 meses, como um dos elementos de manutenção preventiva. Ele tem a função de lubrificar os pistões e cilindros do motor, mas, conforme vai sendo utilizado, vai perdendo sua capacidade de lubrificar as peças e, por isso, precisa ser trocado.

Junto com a troca do óleo, também é parte da manutenção preventiva a troca do filtro, responsável por auxiliar na filtragem do óleo, a fim de que ele fique livre de impurezas pelo máximo de tempo possível.

A não substituição desses elementos pode danificar o motor do veículo, representando custos muito mais altos para você.

Você sabe como funciona o rastreamento de veículos? Confira aqui!

Calibragem e manutenção dos pneus 

Manter os pneus sempre calibrados, com o volume correto, também é parte da manutenção preventiva, pois ajuda a evitar que fiquem achatados, sejam mais rapidamente danificados ou mesmo que façam o veículo consumir mais combustível. O ideal é que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias, seguindo as orientações do manual do fabricante.

Também é importante, como parte da manutenção preventiva, conferir o desgaste dos pneus. Se eles estiverem carecas, seu carro poderá derrapar em um dia de chuva, colocando em risco não só quem estiver no carro, mas também pessoas que estiverem próximas ao veículo. Por isso, sempre verifique as ranhuras dos pneus, garantindo que tenham pelo menos 1,6 mm de distância do piso – altura mínima definida por lei.

Teve o carro roubado? Confira aqui o que fazer nessa situação!

Alinhamento e balanceamento

Outro ponto importante da manutenção preventiva é conferir alinhamento e balanceamento da direção – o que pode ser uma tarefa complexa, mas necessária. Para isso, observe se o volante não está duro ou se o carro não puxa para um dos lados quando você solta a direção. 

Manter o balanceamento e o alinhamento é parte importante da manutenção preventiva, pois ajuda a garantir uma melhor performance do veículo, protegendo quem utiliza o carro e possibilitando um gasto moderado de combustível.

Quer trocar de carro? Confira aqui a melhor opção!

Sistema de freios

Os principais itens do sistema de freio a serem observados em uma manutenção preventiva são as pastilhas e o fluido de freio. Revisar o fluido de freio a cada 10 mil quilômetros é a recomendação mais comum para garantir o correto funcionamento de todo o sistema de frenagem do veículo.

Além disso, conferir se as pastilhas não estão desgastadas também é importante. Um indicador desse desgaste é quando o veículo começa a fazer barulho ao acionar o freio. Nesse caso, leve o veículo até uma oficina para fazer a substituição.

manutenção preventiva

Lavagem e limpeza

Pode não parecer, mas realizar lavagem externa e limpeza interna de seu veículo também é parte da manutenção preventiva. Isso porque a limpeza interna protege seu veículo de bolor e mofo, por exemplo, garantindo maior vida útil para estofados, além de evitar o acúmulo de impurezas que podem fazer mal para a sua saúde. A lavagem externa, por sua vez, garante a manutenção da pintura da lataria – especialmente se feita da maneira correta e se for acompanhada da aplicação de cera. 

Estatísticas mostram: você precisa de um rastreador para carros!

Faróis e limpador de para-brisa

Ao andar com faróis desregulados, você não apenas coloca em risco a sua vida e a de outras pessoas, mas também comete infração de trânsito. Por isso, o cuidado com os faróis também é item de manutenção preventiva. Sempre que for usar o veículo, observe se eles – e todas as outras luzes do carro – estão funcionando corretamente e, se necessário, leve o veículo até uma oficina para regulagem. 

O limpador de para-brisa também precisa de atenção, pois as pastilhas que fazem a limpeza costumam perder sua eficácia a cada 6 meses, em média. Por isso, observe sempre, ao utilizar o limpador, se ele não parece ressecado ou quebradiço, ou se começa a riscar o vidro. Se alguma dessas coisas acontecer, providencie novas pastilhas e troque com cuidado, como parte da manutenção preventiva de seu veículo.


Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para mais informações. E para conhecer melhor nossos serviços, acesse nosso site!