Mulher de moto: veja dicas para começar a pilotar

Se você sempre quis ser uma mulher de moto, mas ainda tem medo ou alguma insegurança, saiba que você não está sozinha. Com o trânsito movimentado que temos hoje, especialmente nas grandes cidades, é bastante comum que as pessoas se assustem com a ideia de pilotar uma moto.

É por isso que, neste post, trouxemos algumas dicas para começar a pilotar e ser uma mulher de moto. Confira!

Tire habilitação

Antes de ser uma mulher de moto nas ruas, é preciso ter habilitação – assim como para dirigir carros. Por isso, temos aqui algumas dicas para você se sair bem na prova do Detran.

Quando estiver na moto, sente-se o mais próximo possível ao tanque e prenda as pernas nele, jogando o seu peso mais para as pernas e mantendo os braços flexionados, para que você tenha mais possibilidade de se movimentar. Mantenha os pés para frente, alinhando o corpo inteiro.

Durante todo o exame, olhe para frente. Por mais óbvio que pareça, é muito comum que fiquemos olhando para onde a roda está passando ou mesmo para os lados. Porém, é preciso olhar para a frente, para enxergar o caminho e ter consciência do que você está fazendo. Essa dica é ainda mais valiosa para o momento de fazer a prancha, quando você deve manter uma aceleração constante, para passar com estabilidade e precisão.

Além disso, para passar no exame e ser uma mulher de moto, experimente motos diferentes enquanto estiver fazendo as aulas práticas. Isso te dará mais confiança e conhecimento para pilotar qualquer moto que for designada para você no dia do exame. Se você fizer todas as aulas com a mesma moto, corre o risco de pegar uma moto diferente e ficar insegura.

Escolha sua moto

Depois de já ter carteira, é hora de escolher uma moto. Indicamos que, para começar a pilotar e ser uma mulher de moto, você escolha uma de menor cilindrada, como as de 125 e 150 centímetros cúbicos, porque ela não vai acelerar demais e fazer você perder o controle. É preciso ter prática como mulher de moto antes de poder acelerar um pouco mais.

Além disso, é interessante que, no começo, a moto seja mais leve, para ficar mais fácil manejar e você ir também se acostumando com o trânsito, as curvas, as ultrapassagens. Também é importante que a moto escolhida permita que você alcance os pés no chão, pois isso te dará mais segurança para começar.

Garanta os equipamentos de segurança básicos

O primeiro item de segurança que toda mulher de moto (e todo homem também) deve ter é o capacete. Além de ser item obrigatório para pilotar nas ruas, é ele que evita que você se machuque mais gravemente. No início, prefira um capacete fechado, por garantir mais proteção, e certifique-se de que ele tem o selo do Inmetro e de que tem o tamanho correto para sua cabeça.

Jaqueta e luvas próprias para motociclistas também são itens bem importantes para uma mulher de moto. Elas devem ser confortáveis, mas adequadas para motos e, se forem pretas, devem ter refletores, para que você seja vista no trânsito.

Além disso, ande sempre de calça e sapato fechado, de preferência de cano mais alto, para proteger sua pele em caso de queda. E tenha uma roupa de chuva, para levar sempre com você.

mulher de moto

Pratique direção defensiva

Ainda que na autoescola nem sempre se aprenda sobre direção defensiva, ela é essencial para todo mundo que dirige ou pilota algum veículo. Por isso, para se tornar uma mulher de moto, entenda mais sobre ela. Sempre tome cuidado com outros motoristas e motoqueiros e observe também os pedestres.

A direção defensiva também ajuda a te proteger dos principais perigos a que você estará exposta nas ruas, como areia, óleo e buracos na pista, faixas de sinalização, bueiros e remendos no asfalto. É preciso estar atenta, olhando sempre para frente, para prever essas situações.

 Rastreamento para motos ou seguro: qual o melhor serviço?

Se der medo, vá com medo mesmo

Por último, se você quer ser uma mulher de moto, mas ainda tem medo de pilotar, vá com medo mesmo! É o medo que garante que você se manterá atenta enquanto pilota. Quem pilota moto e não sente medo algum, está se colocando em grande perigo.

Treine bastante antes e depois de tirar a carteira, siga as dicas anteriores e procure andar em ruas menos movimentadas no começo, mesmo que isso torne seu caminho mais longo.

Respeite seu tempo, comemore suas pequenas vitórias e converse com outras mulheres que também andem de moto, para saber como foi para elas começar a andar. O importante é não desistir e se tornar uma mulher de moto!

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para mais informações. E para conhecer nossos serviços, acesse nosso site!