Revisão da moto: por que e quando fazer a manutenção?

Mais do que ter uma das motos mais vendidas do ano ou atentar para cuidados no trânsito, é importante também, para você que usa a moto em seu dia a dia, estar atento à manutenção dela. Isso porque a revisão da moto é também uma questão de segurança para os motociclistas.

Pensando nisso, fizemos este post para te contar por que e quando fazer a revisão da moto. Confira!

Por que é importante fazer a revisão da moto?

O que torna a revisão da moto tão essencial para sua segurança é o fato de ela evitar que você, motociclista, seja pego de surpresa com defeitos ou problemas em sua moto. Isso porque essa manutenção, quando feita correta e periodicamente, ajuda a evitar problemas ou quebras ocasionadas por falta de cuidado, como aquelas que têm origem no uso da moto com lubrificantes velhos ou com pastilhas gastas, por exemplo.

Mais um fator relevante para que você realize a revisão da moto é que a manutenção preventiva é muito mais econômica do que a corretiva. Pode não parecer, mas você estará economizando dinheiro se fizer as manutenções nos prazos indicados e da forma correta. Além de serem mais simples, as manutenções preventivas são mais baratas e ainda ajudam a prolongar a vida útil dos componentes da moto, pois evitam o desgaste prematuro deles.

Outro ponto importante para que você decida fazer a revisão da moto é que ela permite pilotar tranquilo, sabendo que o funcionamento de todas as peças, sistemas e componentes está sendo devidamente monitorado e, por isso, é pouco provável que seu veículo apresente qualquer defeito inesperado.

Além disso, ao fazer a revisão da moto, você ainda garante a melhor performance de seu veículo, com uma direção mais confortável, segura, precisa e econômica, já que um motor em bom funcionamento não consome combustível além do esperado. É a melhor maneira de aproveitar tudo aquilo que sua moto tem a oferecer, prevenindo ainda maiores riscos ou prejuízos.

Revisão da moto

Quando se deve fazer a revisão da moto?

Os prazos indicados para a revisão da moto variam de acordo com o fabricante e o modelo do veículo. Por isso, é sempre importante consultar o manual de fabricação de sua moto para conferir qual o prazo indicado para ela, especificamente.

Se você perdeu o manual da sua moto, procure na internet – é provável que haja uma versão do manual do seu modelo de moto disponível para consulta online.

Essa indicação de prazo para manutenção também costuma estar relacionada à quantidade de quilômetros rodados – algumas marcas indicam para fazer a revisão da moto a cada 4 mil quilômetros, outras a cada 3 mil, por exemplo. Assim, o quanto você roda com sua moto também influencia na periodicidade ideal para a revisão dela.

De qualquer maneira, independentemente do prazo para a revisão, é importante também estar sempre alerta ao utilizar a moto, observando se há ruídos, peças emperradas ou qualquer outro indício de problemas. Se for esse o caso, leve a moto até a concessionária ou ao mecânico de sua preferência o mais rápido possível.

E além de garantir o bom funcionamento de sua moto, você pode também aumentar a segurança dela com o rastreador veicular da Intersat. Com o rastreamento veicular da Intersat você pode bloquear seu veículo caso ele seja roubado ou furtado, saber a localização dele em tempo real e estabelecer cercas de segurança, que fazem você ser avisado caso sua moto saia do perímetro estipulado por você. Você conta ainda com um central de monitoramento 24 horas – é muito mais segurança no seu dia a dia.

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog! E se quiser mais informações sobre o rastreamento para motos, acesse nosso site.

Deixe uma resposta