8 dicas de segurança para quem vai viajar de carro

Seja para curtir as merecidas férias, seja para aproveitar um feriado ou fim de semana, viajar de carro pode ser uma ótima opção para quem gosta de aventuras em família ou com os amigos. Mas para viajar com tranquilidade e segurança, é sempre bom se preparar, já que a estrada exige atenção e cuidado. Por isso, preparamos aqui 8 dicas de segurança para quem vai viajar de carro. Confira!

  1. Planejar a viagem com antecedência

Um primeiro ponto para que tudo corra bem ao viajar de carro é planejar a viagem com antecedência, garantindo que você tenha tempo de colocar em prática as dicas apresentadas aqui. Assim que souber a data das suas férias ou daquela festa de família tão importante, já comece os preparativos.

  1. Fazer manutenção no carro antes de pegar a estrada

Para viajar de carro, é essencial que o veículo esteja em perfeitas condições, a fim de garantir a sua segurança e de todos que viajarem com você. Por isso, faça uma revisão um pouco antes da viagem, verificando freios, faróis e setas, pneus, água e óleo. Confira também os filtros do ar condicionado e o limpador de para-brisa, itens que costumam ser esquecidos, mas que também são importantes para uma viagem tranquila e segura.

  1. Contratar um serviço de rastreamento de veículos

Estradas podem ser lugares bastante desertos e perigosos. Por isso, para viajar de carro, ou mesmo para andar na cidade, um bom jeito de proteger seu veículo e sua família é contratar o rastreamento de veículos. Esse serviço permite não apenas verificar onde o automóvel está, mas também informa sua velocidade, o trajeto percorrido e o tempo que permaneceu em determinado local. É uma boa maneira de se proteger de assaltos e sequestros.

Confira aqui por que você precisa de um rastreador veicular agora mesmo!

  1. Acomodar malas e passageiros de maneira segura

Ao embarcar as malas e os passageiros, certifique-se de que todos as pessoas estão utilizando o cinto de segurança, acomode animais de estimação em transportadores adequados e coloque as malas no porta-malas, garantindo que não atrapalhem a visão do motorista. Lembre-se de que o uso do cinto de segurança é obrigatório e, mais do que isso, salva vidas.

  1. Garantir que pessoas de confiança saibam sua localização

Você pode viajar sozinho, com a família ou com amigos, mas, acompanhado ou não, certifique-se de que duas ou três pessoas saibam que você está na estrada. É importante que outras pessoas que não forem viajar saibam o momento em que você saiu e tenham uma previsão de sua chegada. E, sempre que puder, avise essas pessoas das condições da estrada e de sua localização.

  1. Levar consigo a documentação pessoal e do carro

Ao viajar de carro, é imprescindível estar com a documentação do veículo em dia e em local de fácil acesso para o motorista, preferencialmente junto com sua carteira de habilitação. Caso seu carro tenha seguro, verifique se também está em dia, para não ter dores de cabeça na estrada.

  1. Dirigir sempre defensivamente

Na estrada, é ainda mais importante utilizar os princípios da direção defensiva, cuidando não só do próprio veículo, mas de todos ao redor. Ao viajar de carro, é preciso manter uma distância segura do carro da frente, já que o peso dos passageiros e das malas afeta o tempo de frenagem do veículo. Se houver chuva ou neblina na estrada, mantenha velocidade mais baixa e utilize farol baixo. Especialmente nesses casos, redobre a atenção e evite parar no acostamento.

  1. Garantir o bem-estar do motorista e de todos os passageiros

Ao embarcar em viagens mais longas, é interessante fazer algumas paradas, para alongar braços e pernas, comer alguma coisa e usar o banheiro. Se você for viajar de carro com crianças, planeje mais paradas, preferencialmente a cada 2 ou 3 horas. Além disso, pense também na playlist da viagem e, para entreter as crianças, elabore jogos e brincadeiras para tornar a viagem mais divertida e menos cansativa para todos.

Gostou dessas dicas? Então acesse nosso blog e confira muitas outras, e visite nosso site para conhecer nossos serviços. E clique aqui se quiser contratar o rastreamento veicular da Intersat!