Teve o carro roubado? Saiba como proceder nessa situação!

Com a insegurança das cidades e os crescentes índices de roubos de veículos, é bom estar sempre atento para evitar roubos e furtos, mas também manter-se preparado para os piores cenários. Por isso, neste post, vamos te mostrar como proceder caso você tenha seu carro roubado. Confira!

Realize o bloqueio do veículo

Se você teve o carro roubado e conta com o serviço de rastreamento veicular, você pode realizar o bloqueio imediato de seu veículo. Geralmente, esse bloqueio pode ser realizado diretamente pelo celular, utilizando o aplicativo da empresa, ou mesmo ligando para a central de monitoramento. Ao realizar o bloqueio, você impede que seu veículo seja levado para mais longe ainda, aumentando as chances de encontrá-lo.

Registre um boletim de ocorrência

Contando ou não com um serviço de rastreamento veicular, é essencial que, ao ter o carro roubado, você chame a polícia o quanto antes para registrar um boletim de ocorrência. É a partir dele que será possível recuperar seu carro corretamente e seguir os demais passos apresentados a seguir.

Ao registrar o boletim de ocorrência, procure fornecer o maior número possível de detalhes sobre o roubo do carro, como local, horário, informações específicas sobre seu veículo e, até mesmo, apontar a presença de testemunhas ou de câmeras de monitoramento. Caso você conte com um rastreador, avise à polícia e compartilhe com ela todas as informações.

Entre em contato com a seguradora

Caso você tenha contratado, com antecedência, um seguro para seu veículo, é preciso avisar a seguradora de que você teve o carro roubado. Para isso, é necessário ter em mãos o boletim de ocorrência e as informações da apólice de seguro ou de seu titular.

Ao contatar a seguradora, confirme quais os procedimentos seguintes, confira quais as coberturas oferecidas e se você tem direito a um carro reserva, por exemplo. Normalmente, a seguradora tem até 30 dias após a comunicação do sinistro para pagar o valor da indenização – ou para localizar o carro roubado.

Solicite suspensão temporária de tributos

Essa é uma informação que, talvez, muitas pessoas que têm seu carro roubado desconheçam. Em alguns estados, é possível, depois de realizar o boletim de ocorrência, solicitar uma pausa temporária na cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento obrigatório.

Além disso, com o boletim de ocorrência e o registro no Detran informando sobre o carro roubado, eventuais multas ou infrações cometidas por outras pessoas não serão cobradas de você.

carro roubado

Não procure seu veículo sozinho

Contando ou não com um rastreador veicular, em hipótese alguma saia sozinho em busca de seu carro roubado. Informe a polícia sobre a localização e deixe que eles façam esse serviço. Caso contrário, você poderá colocar em risco sua segurança e, até mesmo, sua vida.

Todos os passos indicados até aqui são para auxiliar você nesse momento de tensão que sucede o roubo ou furto de um veículo. E é importantíssimo que você siga as instruções da polícia, mantenha a calma e seja paciente.

E o que fazer caso o veículo seja recuperado?

Quando você conta com o serviço de rastreamento veicular, as chances de recuperar um carro roubado são muito maiores. Por isso, é importante saber também o que fazer nesse caso.

Se a polícia encontrar seu veículo, você será informado e deverá retirá-lo onde estiver – normalmente, ficam no pátio da polícia que o encontrou. Para isso, você deverá apresentar ao delegado ou ao responsável o boletim de ocorrência, o documento do carro e seus documentos pessoais, a fim de comprovar que o veículo pertence a você.

Lembre-se, também, de avisar a seguradora. Ao fazer isso, confira quais os procedimentos a serem seguidos. Entre em contato também com a Secretaria da Fazenda de seu estado para verificar a situação dos impostos que ficaram suspensos. Guarde, em local seguro, todos os documentos relacionados à recuperação, para evitar dores de cabeça futuras por causa do carro roubado.

Agora que você sabe o que fazer se tiver o carro roubado, confira como funciona o rastreamento veicular e garanta já esse serviço para proteger o seu veículo!

E para saber mais sobre rastreamento veicular e assuntos similares, acompanhe nosso blog. E se quiser conhecer melhor nossos serviços, acesse nosso site.

2 comentários sobre “Teve o carro roubado? Saiba como proceder nessa situação!

  1. […] Veja também: Teve o carro roubado? Saiba como proceder nessa situação! […]

  2. […] forma, ainda que o carro seja roubado, é mais provável que ele seja recuperado, e em um tempo bastante curto, já que é possível […]

Os comentários estão fechados.