5 dicas para viajar de moto com segurança

As motocicletas têm sido cada vez mais procuradas, seja pela economia de combustível em relação aos carros, seja pela praticidade, ou até mesmo pela sensação de liberdade que elas podem trazer. Independentemente do motivo, viajar de moto pode ser uma experiência muito interessante.

No entanto, é preciso cuidado redobrado, pois quem vai sobre duas rodas está sempre muito mais exposto, e na estrada essa exposição é ainda maior. Por isso, preparamos aqui algumas dicas para viajar de moto com segurança. Confira!

  1. Faça revisão da moto antes de viajar

Mesmo que as manutenções previstas pelo manual do proprietário estejam em dia, faça uma revisão na moto antes de viajar. Confira o sistema de iluminação, as setas, os freios e os pneus, além de checar também o nível do óleo e a buzina. 

Ao viajar de moto, as velocidades mais altas podem fazer com que pequenos defeitos tomem proporções maiores do que na cidade, colocando você em perigo. Para ter uma viagem segura, é preciso se preparar!

  1. Leve roupa de chuva e equipamentos de segurança

Mesmo que você não pretenda viajar de moto debaixo de chuva, até mesmo se a previsão do tempo indicar sol sem nuvens para os próximos dias, leve uma roupa de chuva. O tempo pode mudar e tomar chuva sem proteção pode acabar estragando sua viagem e colocando você em risco.

Além da roupa de chuva, alguns equipamentos de segurança também são importantes. O capacete é item obrigatório e viajar sem ele, além de proibido, é quase uma sentença de morte. Uma jaqueta com proteção de coluna, ombro e cotovelos, uma calça mais grossa e resistente, bota fechada de cano médio e luvas são alguns dos itens que certamente ajudam a proteger seu corpo ao viajar de moto. 

  1. Respeite as leis de trânsito e os limites de velocidade

Os limites de velocidade das estradas são calculados para proteger quem trafega nelas, assim como as leis e sinalizações, que também têm a função de assegurar uma viagem mais tranquila para quem utiliza a estrada. Por isso, ao viajar de moto, é essencial respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito, especialmente porque a exposição é muito maior quando se está viajando de moto.

  1. Faça intervalos regulares e se alimente bem

Ao contrário de uma viagem de carro, viajar de moto demanda paradas mais frequentes, para esticar as pernas, se alimentar e beber água. No carro, é possível tomar água e comer petiscos mesmo sem parar – ainda que o ideal seja fazer isso apenas nas paradas. Ao viajar de moto, no entanto, essas ações se tornam impossíveis, tanto por causa do capacete, como pela necessidade de manter as mãos no guidão o tempo todo.

Além disso, o cansaço ao viajar de moto é muito maior, por causa da posição do corpo e, até mesmo, da maior exposição dele ao vento. Assim, quando for viajar de moto, faça intervalos regulares, estique as pernas, caminhe um pouco, beba água e coma alguma coisa leve. Comer demais também pode atrapalhar, pois enquanto o corpo faz a digestão, os reflexos podem ficar mais lentos. 

viajar de moto

Mulher de moto: veja dicas para começar a pilotar!

  1. Mantenha a atenção durante toda a viagem

Pegar a estrada demanda muita atenção sempre, especialmente ao viajar de moto. É preciso estar atento aos caminhões, aos outros carros, e a toda a movimentação da estrada, para poder reagir rapidamente caso alguma coisa aconteça.

E se você estiver viajando com garupa, é muito importante que ele se mantenha acordado e atento todo o tempo, assim como quem pilota. E em hipótese alguma permita que o garupa adormeça com a moto em movimento, pois ele pode cair ou fazer a moto desequilibrar. Então, se você perceber um peso extra nas costas, encoste a moto e espere o garupa se recompor.

Dica extra: conte com um rastreador veicular

Ao viajar de moto, você pode também contar com a Intersat para garantir mais segurança em sua viagem. Contando com o rastreador veicular em sua moto, você protege seu veículo e garante que haverá alguém monitorando seu deslocamento, sabendo onde te encontrar caso alguma coisa aconteça.

Gostou dessas dicas? Com elas, certamente ficará mais seguro viajar de moto. Para mais informações como essas, acompanhe nosso blog! E para conhecer nossos serviços, acesse nosso site.

Um comentário sobre “5 dicas para viajar de moto com segurança

  1. […] Leia também: 5 dicas para viajar de moto com segurança […]

Os comentários estão fechados.