Alta nos preços dos combustíveis, gastos com manutenção e concorrência: estes são apenas alguns dos desafios enfrentados por quem precisa tornar um negócio mais rentável.
Sabendo que o consumo do caminhão impacta tanto a área financeira quanto a logística da empresa, compartilhamos algumas dicas sobre o tema. Vem ver!
O valor do combustível
O preço do combustível é um dos itens que mais impacta o planejamento financeiro e o consequente valor do frete cobrado pela empresa. Por isso, é importante entender como funciona a política de preços estabelecida pela Petrobrás, saber como realizar o cálculo consumo do caminhão, e assim reduzir seus custos.
A Petrobras possui critérios internos e governamentais para fixar o preço dos combustíveis. E isso vale para a gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo, além de óleo combustível e produtos asfálticos. Como as altas são programadas, você pode realizar o acompanhamento de preços e não ter grandes surpresas no consumo do caminhão.
Saiba mais sobre os preços de venda de combustíveis.
Cálculo do consumo do caminhão
O cálculo manual consiste em dividir o número de quilômetros rodados pela quantia de litros de combustível gastos durante determinada rota. Vale lembrar que para fazer essa tarefa é preciso anotar a quantia de combustível abastecida e a quilometragem no momento do abastecimento. No próximo abastecimento, quando o tanque estiver para esgotar, é preciso anotar novamente a quilometragem para realizar a média de gasto.
Você pode realizar o cálculo manual consumo do caminhão ou utilizar aplicativos que possuem essa e outras funções além da gestão do consumo de combustível.
Para calcular o consumo do caminhão, ainda é preciso dar atenção para algumas variáveis:
- Avaliar a distância a ser percorrida, o trajeto escolhido e as condições das estradas.
- Criar rotas levando em conta as rodovias com melhor manutenção e segurança.
- Priorizar os cuidados com a revisão e manutenção no veículo, como a calibragem dos pneus.
- Considerar que a condução do veículo e uso do ar condicionado também podem pesar no bolso quando realizados incorretamente.
Como abordamos acima, para que uma empresa possa atuar com uma operação eficiente, é preciso ter atenção redobrada aos diversos aspectos que impactam diretamente o consumo do caminhão. O acompanhamento dos preços dos combustíveis deve seguir a tabela da Petrobrás, mas, principalmente, também nos valores cobrados nos postos.
O veículo também determina o consumo do caminhão
Outro fator que entra nesta temática é a renovação da frota na hora certa, sabendo quais são os veículos mais econômicos. Como o consumo do caminhão impacta diretamente no seu dia a dia, é preciso saber se o modelo de caminhão com o qual trabalha é o mais adequado para as operações que realiza. Apresentamos os tipos de caminhão e suas indicações de uso aqui.
5 dicas para diminuir o consumo do caminhão
- Planeje as rotas antes de começar as viagens, verificando as condições das estradas.
- Realize revisões e manutenções preventivas no veículo para evitar surpresas.
- Treine a equipe para a condução segura e a redução no consumo do caminhão.
- Cuide com o excesso de carga e siga as recomendações do fabricante.
- Calibre e alinhe os pneus, além de evitar o aumento na velocidade sem necessidade.
Segurança e consumo do caminhão
Tão importante quanto diminuir o consumo do caminhão, é proteger o patrimônio da sua empresa e as mercadorias que ela transporta. Com a tecnologia é possível monitorar os deslocamentos, controlar rotas e o abastecimento. Serviços de rastreamento e monitoramento, como os da Intersat, podem oferecer maior proteção, segurança e controle sobre o veículo ou a frota.
Para saber mais sobre o assunto, acompanhe nosso blog! Estamos sempre compartilhando dicas e informações sobre caminhões. Aproveite e acesse nosso site para conhecer melhor nossos serviços de assistência veicular e gestão de frotas.