Saiba como diminuir o consumo do caminhão

Alta nos preços dos combustíveis, gastos com manutenção e concorrência: estes são apenas alguns dos desafios enfrentados por quem precisa tornar um negócio mais rentável. 

Sabendo que o consumo do caminhão impacta tanto a área financeira quanto a logística da empresa, compartilhamos algumas dicas sobre o tema. Vem ver!

O valor do combustível

O preço do combustível é um dos itens que mais impacta o planejamento financeiro e o consequente valor do frete cobrado pela empresa. Por isso, é importante entender como funciona a política de preços estabelecida pela Petrobrás, saber como realizar o cálculo consumo do caminhão, e assim reduzir seus custos. 

A Petrobras possui critérios internos e governamentais para fixar o preço dos combustíveis. E isso vale para a gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo, além de óleo combustível e produtos asfálticos. Como as altas são programadas, você pode realizar o acompanhamento de preços e não ter grandes surpresas no consumo do caminhão. 

Saiba mais sobre os preços de venda de combustíveis

consumo do caminhão

 

Cálculo do consumo do caminhão

O cálculo manual consiste em dividir o número de quilômetros rodados pela quantia de litros de combustível gastos durante determinada rota. Vale lembrar que para fazer essa tarefa é preciso anotar a quantia de combustível abastecida e a quilometragem no momento do abastecimento. No próximo abastecimento, quando o tanque estiver para esgotar, é preciso anotar novamente a quilometragem para realizar a média de gasto.

Você pode realizar o cálculo manual consumo do caminhão ou utilizar aplicativos que possuem essa e outras funções além da gestão do consumo de combustível

Para calcular o consumo do caminhão, ainda é preciso dar atenção para algumas variáveis:

  • Avaliar a distância a ser percorrida, o trajeto escolhido e as condições das estradas.
  • Criar rotas levando em conta as rodovias com melhor manutenção e segurança. 
  • Priorizar os cuidados com a revisão e manutenção no veículo, como a calibragem dos pneus. 
  • Considerar que a condução do veículo e uso do ar condicionado também podem pesar no bolso quando realizados incorretamente. 

Como abordamos acima, para que uma empresa possa atuar com uma operação eficiente, é preciso ter atenção redobrada aos diversos aspectos que impactam diretamente o consumo do caminhão. O acompanhamento dos preços dos combustíveis deve seguir a tabela da Petrobrás, mas, principalmente, também nos valores cobrados nos postos. 

O veículo também determina o consumo do caminhão

Outro fator que entra nesta temática é a renovação da frota na hora certa, sabendo quais são os veículos mais econômicos. Como o  consumo do caminhão impacta diretamente no seu dia a dia, é preciso saber se o modelo de caminhão com o qual trabalha é o mais adequado para as operações que realiza. Apresentamos os tipos de caminhão e suas indicações de uso aqui.

5 dicas para diminuir o consumo do caminhão

  1. Planeje as rotas antes de começar as viagens, verificando as condições das estradas.
  2. Realize revisões e manutenções preventivas no veículo para evitar surpresas.
  3. Treine a equipe para a condução segura e a redução no consumo do caminhão.
  4. Cuide com o excesso de carga e siga as recomendações do fabricante.
  5. Calibre e alinhe os pneus, além de evitar o aumento na velocidade sem necessidade.

Segurança e consumo do caminhão

Tão importante quanto diminuir o consumo do caminhão, é proteger o patrimônio da sua empresa e as mercadorias que ela transporta. Com a tecnologia é possível monitorar os deslocamentos, controlar rotas e o abastecimento.  Serviços de rastreamento e monitoramento, como os da Intersat, podem oferecer maior proteção, segurança e controle sobre o veículo ou a frota.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe nosso blog! Estamos sempre compartilhando dicas e informações sobre caminhões. Aproveite e acesse nosso site para conhecer melhor nossos serviços de assistência veicular e gestão de frotas.