Tipos de caminhões para fretes: qual a melhor opção?

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber quais são os tipos de caminhões para fretes é fundamental para garantir seu espaço neste segmento. Seja no frete com veículo próprio ou em uma frota, sabemos que, para suprir as necessidades dos clientes é necessário ter um caminhão com certas especificações.  

Mas será que o modelo com o qual você trabalha é o mais adequado para as operações que realiza? Confira nosso guia com alguns tipos de caminhões para fretes e seus diferenciais para descobrir! 

3/4  ou  VUC 

O modelo 3/4, ou veículo urbano de carga (VUC), é o menor modelo de caminhão do mercado entre os vários tipos de caminhões para fretes. Ele é ideal para operar em áreas urbanas, regiões em que grandes veículos não podem trafegar.
Dentre as principais vantagens deste modelo, destacamos o consumo reduzido de combustível e sua versatilidade para atender demandas de cargas menores em distâncias reduzidas. A capacidade deste modelo varia entre 3 e 4 toneladas, e isso é determinado pelo tamanho de sua carroceria, que tem largura média de 2 metros e pode chegar ao comprimento de 6,3 metros. 

Toco ou 4×2: o caminhão semipesado 

O caminhão “toco” possui porte médio por ter eixo simples. Este modelo de veículo é indicado para distâncias um pouco maiores que o modelo VUC. Seu comprimento chega aos 14 metros e ele pode suportar uma carga de até 6 toneladas.

Entre os tipos de caminhões para fretes, este modelo é o mais indicado para uso em áreas urbanas, ideal para o transporte de cargas secas, mercadorias com paletes e mudanças. 

Truck ou caminhão 6×2

O caminhão truck pertence à categoria de caminhões pesados. Ele apresenta três eixos dianteiros e dois traseiros. Entre os vários tipos de caminhões para fretes, o truck é o mais indicado para cargas e distâncias maiores. 

Sua capacidade pode variar entre 10 e 14 toneladas, e seu comprimento pode chegar aos 14 metros. Esse modelo é adequado para uso em estradas e seu consumo de combustível é superior aos modelos apresentados anteriormente. 

Carreta

Entre os vários tipos de caminhões para fretes disponíveis no mercado, a carreta é o modelo mais indicado para grandes volumes de carga. Ela pode ser dividida em duas partes: na primeira temos o cavalo mecânico, onde fica a cabine, o motor e as rodas de tração. Já na segunda, existe o módulo de carga, onde é encaixada a parte da carga. 

A capacidade desse tipo de veículo depende de quantos eixos de comprimento serão acoplados ao cavalo mecânico. No caso de dois eixos, a capacidade pode chegar a 33 toneladas e o comprimento a 18,15 metros. Caso a carga e o frete em questão necessitem de três eixos, a capacidade pode chegar a 41,5 toneladas e o comprimento a 15 metros. 

As carretas, assim como os trucks, são tipos de caminhões para fretes que podem ter diferentes carrocerias. No caso das fechadas, podem ser modelos com baús; siders com abertura lateral (usados para frigoríficos), tanques e silos (usados para carregamento de grãos). No caso dos modelos abertos, podem ser os de grades baixas, caçambas, plataformas ou cegonheiros (para transportar outros carros).

Bitrem e rodotrem

Esses dois tipos de caminhões para fretes são indicados para grandes volumes de cargas e têm a capacidade de carregar pesos elevados. A diferença está no encaixe das carrocerias, que influencia em suas capacidades de peso e comprimento.

No bitrem (treminhão) o engate é do tipo B. O cavalo mecânico trucado possui eixo duplo, composto por cabine e motor, o que permite a capacidade de peso de até 57 de toneladas, com comprimento de até 19,8 metros, distribuído em 7 eixos.

tipos de caminhões para fretes

Já o rodotrem utiliza o engate do tipo dolly e tem maior capacidade de carga. O peso pode ser de até 74 de toneladas, com comprimento chegando aos 30 metros, sendo estes distribuídos em 3 articulações e 9 eixos.

Lembramos que, independente do caminhão que você utilize ou dos tipos de caminhões para fretes de que uma empresa disponha, é primordial contar com um rastreador veicular. Além de proporcionar maior segurança para a carga transportada e para quem dirige, acompanhar cada caminhão com um sistema como o Intersat rastreamento garante melhor gestão da frota

Sua empresa já utiliza a melhor opção de veículo entre os tipos de caminhões para fretes que apresentamos? Para saber mais sobre segurança e monitoramento de caminhões, confira nosso blog! E para mais informações sobre nossos serviços, acesse nosso site.