Como economizar combustível em frotas?

Com as altas nos preços dos combustíveis, são vários os desafios para equilibrar as contas. Reduzir gastos, otimizar rotas e realizar manutenções constantes são algumas estratégias para manter o negócio rentável. E já que o combustível está entre os principais gastos de uma frota, compartilhamos algumas dicas para economizar combustível. Confira!

Para economizar combustível não existe segredo

Isso mesmo, não existe segredo, mas existem boas soluções. Sabemos que o consumo de combustível pode influenciar várias áreas de uma empresa. Além de questões referentes à gestão, esse consumo impacta a logística, o financeiro e também a segurança! E tudo isso cria aumento no valor do frete cobrado. Por isso, recomendamos algumas atitudes:

  • Planeje a rota: congestionamento, estradas e tempo de deslocamento são fatores fundamentais para economizar combustível;
  • Mantenha a velocidade: é importante criar constância, evitando frenagens e acelerações desnecessárias, pois aumentam o consumo de combustível;
  • Evite o excesso de cargas: além de ser perigosa, a prática sobrecarrega o veículo, como suspensão e pneus, que impactam no combustível consumido;
  • Treine os condutores: economizar combustível é realizar boas práticas ao volante e criar bons hábitos.

Saiba gerir os gastos para economizar combustível 

Quem controla o valor dos combustíveis é a Petrobras, mas o preço nas refinarias não é o mesmo cobrado nos postos, por isso, é preciso dar atenção para as datas de ajuste e realizar pesquisas de preço. O cálculo do valor pode ser feito manualmente, ou pelo gestor de frotas, que possui a função de gestão do consumo de combustível

Economizar combustível em frotas

Rastreador de frotas: um passo para economizar combustível  

O rastreamento de frotas é uma solução indicada para quem deseja economizar combustível. Isso porque o sistema permite a criação de rotas adequadas para o percurso que deve ser percorrido. Para isso, considere o tipo de estrada, as condições da pista e a forma como o veículo é conduzido.

Saiba como diminuir o consumo do caminhão

A tecnologia como aliada para economizar combustível 

A tecnologia também é uma grande aliada quando o assunto é economizar combustível. Com a contratação de um rastreador para controle de frota, o gestor pode se focar em outras demandas importantes.

  • O rastreador garante maior segurança para condutores e cargas; 
  • estabelece rotinas eficientes, informando exatamente onde casa veículo está; 
  • realiza o controle de dados e informações com praticidade e suporte; 
  • possui recursos que se estendem para os condutores, criando uma gestão adequada de consumo de combustível.

Descubra como a tecnologia pode melhorar a sua gestão de frotas

Vantagens do rastreamento de frota da Intersat

Agora que você sabe como economizar combustível, conte com o suporte da Intersept para garantir a gestão e  a segurança da sua frota e a gestão de suas operações. Conte com todas as nossas vantagens:

  • Central de Atendimento 24h: rastreamento contínuo o e equipe de suporte sempre disponível. 
  • Experiência de mercado: mais de duas décadas atuando no Rastreamento de Veículos.
  • Certificação ISO 9001:2015: a Intersat possui alto padrão de atendimento para todos os clientes.
  • Equipe treinada: nossos colaboradores são treinados e capacitados para o melhor atendimento e suporte.
  • Abrangência e personalização: nosso serviço está disponível para todos os modelos de veículos e pode ser personalizado para o seu negócio.
  • São 20 anos de experiência no segmento de Gestão de frotas e Rastreamento de Veículos. Oferecemos soluções personalizadas para as necessidades do seu negócio, além de assistência veicular 24h e outros serviços. Entre em contato e contrate hoje mesmo!

Saiba mais sobre gestão de frota, segurança e economia de combustível. 

Acompanhe nosso blog.