Como funcionará o IPVA 2022: o que vai mudar?

O ano novo chegou e, com ele, os boletos!  E nós sabemos que entre os gastos de quem tem um automóvel, o IPVA é um dos que mais pesam no bolso. Para você poder se programar, e aproveitar as melhores condições de pagamento, confira as mudanças previstas para o IPVA 2022. 

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA 2022, traz uma série de mudanças para as pessoas que possuem carros ou outros modelos de veículos. Por isso é bom organizar as finanças e realizar os melhores investimentos.

Faça seu planejamento financeiro

Com a valorização dos carros usados em 2021, o IPVA 2022 será mais caro. Segundo dados da FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, o preço médio dos veículos  passou por uma supervalorização, ou seja, carros novos subiram por volta de 25% e, os usados 30%. Os altos preços decorrem de fatores globais, como o lockdown, que impactou a oferta de matérias-primas e o transporte de insumos, além das crises internas no país, que afetaram o setor. 

As condições de pagamento são as mesmas em todos os estados?

Em vários estados, quem opta pelo pagamento em cota única, pode aproveitar um bom desconto.  No Paraná, por exemplo, o IPVA 2022 pode ser pago em até cinco parcelas e com uma novidade: o pagamento por pix!  Já, em São Paulo, além do parcelamento em 5 vezes, a prática de isenção agora se estende para deficientes e pessoas diagnosticadas no espectro autista.  Outras regras de isenção do IPVA podem ser conferidas aqui.

Veja mais:  IPVA 2022 no PR e o calendário de vencimentos.
O calendário de outros estados pode ser consultado aqui.

IPVA 2022

Como é feito o cálculo do valor a ser pago?

Esse tributo pago anualmente corresponde a 3% do valor do veículo em questão. Cada estado possui suas particularidades na hora de calcular a cobrança do IPVA 2022, mas muitos optam pelo seguinte esquema: no caso de carros novos, o cálculo do valor se dá pela nota fiscal, enquanto nos carros usados o valor corresponde ao preço médio praticado pelo mercado no ano anterior à cobrança. A referência para isso parte de pesquisas como a Tabela Fipe. Para os casos de carros importados pelo consumidor, o cálculo é realizado com o somatório de tributos, encargos acrescidos ao desembaraço aduaneiro.

Para onde vai o dinheiro do imposto?

Vale lembrar que o IPVA 2022 será repassado para o município e o estado onde o veículo tem registro.  Os valores arrecadados, somados ao montante de outros impostos, serão destinados a diversos serviços públicos de responsabilidade das prefeituras e governos estaduais, como segurança, saúde e educação.

Tem dúvidas sobre para que serve e qual o destino da arrecadação desse imposto? Confira nosso Guia do IPVA.

Como economizar com o seu carro?

Com os valores altos pagos no imposto do IPVA 2022, recomendamos pensar em alternativas para economizar ao longo do ano. Além de realizar revisões e manutenção do veículo, evitando surpresas desagradáveis, invista em segurança e sem gastar muito.

O serviço de rastreamento veicular é uma ótima alternativa ao seguro. Quem contrata esse serviço com a Intersat, por exemplo, conta com diversas vantagens! Entre elas, uma central de atendimento com assistência 24h, bloqueio remoto do veículo, aplicativo com envio de alerta para seu smartphone em casos de atividades suspeitas, além de maior facilidade na contratação.  

Para mais dicas sobre o IPVA 2022 e rastreamento veicular, visite nosso blog

E acompanhe a  Intersat no Instagram. Siga @intersatrastreamento