Descubra como a tecnologia pode melhorar sua gestão de frotas

Se sua empresa tem uma frota de carros, ônibus ou caminhões, você deve reconhecer a necessidade de gerenciar esses veículos da maneira mais eficiente e eficaz possível. Para isso, existem diversas ferramentas de gestão de frotas que, com as diferentes tecnologias utilizadas, facilitam a vida dos gestores.

Um conjunto bastante interessante de tecnologia cada vez mais presente no mercado é o serviço de rastreamento veicular. Além de ser um fator importantíssimo para a segurança dos seus veículos, esse serviço traz diferentes vantagens para empresas que trabalham com entregas, logística, entre outros. Vejamos então de que maneira essa e outras tecnologias podem melhorar sua gestão de frotas.

Localização em tempo real e relatórios de monitoramento

Uma das vantagens possibilitadas pela tecnologia de rastreamento veicular para frotas é a análise dos trajetos realizados pelos motoristas. Isso possibilita a verificação das rotas e permite aos gestores propor as melhorias necessárias para aumentar cada vez mais a qualidade do serviço prestado.

Além disso, o serviço de rastreamento de frotas permite localizar veículos em viagem e analisar os possíveis motivos de atrasos em entregas ou recebimentos. Isso facilita a resolução de problemas causados por eventual descumprimento de prazos.

Gestão da jornada de trabalho e avaliação de motoristas

As tecnologias usadas para rastreamento e gestão de frotas também permitem o acompanhamento e a análise mais concretos da jornada de trabalho de cada um dos motoristas. Além de facilitar a realização das adequações às normas trabalhistas necessárias para cada empresa, essas tecnologias permitem a proposição de novos ritmos ou jornadas de trabalho.

Outra vantagem das tecnologias de rastreamento e gestão de frotas é que elas fornecem, ainda, informações de desempenho de cada motorista, a fim de melhorar a prestação de serviços e proporcionar mais qualidade do trabalho como um todo.

Além disso, existem também ferramentas que permitem programar alertas para casos de infrações cometidas por motoristas ou multas recebidas por eles. Assim, pode-se agregar essa informação às avaliações dos motoristas, a fim de observar sua conduta no trabalho e, sempre que necessário, tomar medidas cabíveis.

Gestão de Frotas: Análise do consumo de combustível e ferramenta de roteirização

As ferramentas de rastreamento e gestão de frotas possibilitam, também, análises financeiras e estratégicas do consumo de combustível. As informações coletadas e apresentadas pelas ferramentas podem ser um diferencial nas tomadas de decisão relacionadas à diminuição de despesas e ao aumento dos lucros.

Além disso, essas ferramentas auxiliam no momento de distribuir os veículos para cada serviço prestado. A partir dos roteiros traçados e da função ou viagem a ser realizada, pode-se selecionar o melhor veículo para determinado serviço, otimizando os processos e melhorando a qualidade.                     

Mais segurança para veículos e motoristas

Os serviços de rastreamento e gestão de frotas têm ainda mais uma vantagem: aumentam as chances de que veículos roubados sejam localizados. Além de baratear o seguro dos veículos, aumenta a sensação de segurança do motorista, que passa a realizar um melhor trabalho.

É possível, também, estabelecer áreas de risco e, ao elaborar as rotas de viagens ou entregas, evitar essas áreas. É mais uma forma de proteger tanto motoristas quanto veículos e as cargas.

Todas essas vantagens você encontra no serviço de rastreamento e gestão de frotas da Intersat. Gostou? Então contrate agora mesmo esse serviço ou entre em contato com a gente. E não deixe de visitar nosso blog para mais dicas sobre rastreamento veicular!