Esse ano de 2020 trouxe uma novidade interessante para a lista de carros mais econômicos do país: é a primeira vez, desde o início da etiquetagem veicular de eficiência energética do Inmetro, que um carro sedan é apontado como o carro flex que menos consome combustível.
Para elaborar a etiquetagem dos carros, o Inmetro mede a energia que os automóveis precisam gastar para se locomover, apontando esse consumo em MJ/km (megajoules por quilômetro). Para a elaboração desta lista, levamos esse valor em consideração e excluímos os carros elétricos, que ainda não são tão acessíveis no país.
Confira, então, quais são os 10 carros mais econômicos do país!
-
Chevrolet Ônix Plus
Com motor 1.0 e câmbio manual de 6 marchas, o primeiro colocado entre os carros mais econômicos do país apresenta um consumo energético de 1,34 MJ/km, rodando em média 10,1 a 17,7 quilômetros com cada litro de combustível, de acordo com o ambiente em que está rodando ou o combustível utilizado. Esse baixo consumo rendeu ao Ônix Plus, um sedan, o título de carro flex mais econômico do país em 2020.
Confira aqui 10 dicas para você economizar combustível!
-
Toyota Corolla
Híbrido, com motor 1.8 e câmbio CVT, essa versão do Corolla é também um sedan, assim como o primeiro colocado desta lista de carros mais econômicos, e tem um consumo energético de 1,38 MJ/km. Além disso, apresenta um consumo médio de 9,9 km/litro a 16,3 km/litro, sendo que, por ser híbrido, apresenta melhor um consumo de combustível na cidade, não na estrada.
-
Renault Kwid 1.0
Bastante procurado por seu baixo consumo e seu preço mais acessível, o Renault Kwid aparece em terceiro lugar nesta lista de carros mais econômicos do país, com um consumo energético de 1,39 MJ/km. Seu consumo médio de combustível varia entre 10,3 km/litro e 15,6 km/litro, seu motor é 1.0 de 70 cv e seu câmbio também é manual, mas com 5 marchas.
-
Chevrolet Ônix Hatch
A versão hatch do campeão deste ranking dos carros mais econômicos do país também tem motor 1.0 aspirado de 82 cv, assim como o sedan. Seu consumo médio fica entre 9,9 km/litro e 16,7 km/litro – o que significa que seu melhor cenário de consumo é apenas 1 quilômetro menor que o melhor consumo do Ônix sedan. O consumo energético apresentado por ele é de 1,40 MJ/km.
-
Fiat Mobi Drive
Também com motor 1.0 e câmbio manual, o Fiat Mobi já chegou a ser o primeiro colocado entre os carros mais econômicos do país. Com consumo médio variando entre 9,7 km/litro e 16,4 km/litro e consumo energético de 1,43 MJ/km, o Mobi é o primeiro modelo da Fiat a aparecer neste ranking e, por seu preço médio, é o principal concorrente do Kwid.
-
Volkswagen Up!
Primeiro modelo da Volkswagen a aparecer nesta lista dos carros mais econômicos do país em 2020, o Up! tem motor 1.0 TSI de 105 cv e câmbio manual. O consumo energético de 1,44 MJ/km e o consumo médio de combustível entre 9,6 km/litro e 16 km/litro lhe renderam a sexta posição neste ranking.
-
Peugeot 208
Único modelo com motor 1.2, o Peugeot 208 é também o único da marca nesse ranking dos carros mais econômicos de 2020 no Brasil. Com consumo médio variando entre 9,6 km/litro e 15,5 km/litro, ele também tem câmbio manual e aparece como sétimo colocado, já que apresenta consumo energético de 1,46 MJ/km.
Você sabe para que serve o IPVA que você paga? Confira aqui!
-
Fiat Argo
Esse modelo da Fiat conta com motor 1.0 Firefly de 3 cilindros e câmbio manual de 5 marchas. Por causa de seu consumo médio entre 9,8 km/litro e 14,5 km/litro, e também de seu consumo energético de 1,48 MJ/km, é que o Fiat Argo aparece como oitavo colocado entre os carros mais econômicos do Brasil em 2020.
-
Ford Ka
Diferentemente dos modelos do Ônix, as versões hatch e sedan do Ford Ka dividem a mês posição no ranking dos carros mais econômicos do país. Isso porque elas não apresentam diferenças entre elas no que se refere ao consumo energético, que é de 1,49 MJ/km, nem ao consumo médio de combustível, que varia entre 9,3 km/litro e 15,6 km/litro.
-
Fiat Cronos
Na décima posição desta lista de carros mais econômicos do país está o Fiat Cronos, com consumo energético de 1,50 MJ/km. A versão Drive (Start & Stop) com motor 1.3 apresenta consumo médio de combustível entre 9,3 km/litro e 15,6 km/litro.
E não importa qual seja a sua escolha de carro, você pode sempre contar com o rastreador Intersat para proteger seu veículo! Acesse nosso site para conhecer nossos serviços. E acompanhe nosso blog para conferir muito mais conteúdo relevante!
[…] Confira aqui quais são os 10 carros mais econômicos do país! […]