7 dicas imperdíveis para aumentar a segurança da frota

segurança da frota

7 dicas imperdíveis para aumentar a segurança da frota

Ter uma frota empresarial é um ponto necessário e estratégico para diversas empresas, especialmente para aquelas que trabalham com entregas ou que precisam fazer o transporte de matérias-primas ou de produtos.

Ao mesmo tempo, colocar veículos na rua ou na estrada é sempre um perigo, especialmente se considerarmos o número de acidentes e o roubo de cargas. Por isso, apresentamos, a seguir, 7 dicas imperdíveis para aumentar a segurança da frota. Acompanhe!

  1. Realizar manutenção constante nos veículos

Para garantir que os veículos de sua frota não apresentem problemas no meio de um trajeto ou de uma viagem importante, é essencial realizar manutenções constantes e preventivas em todos eles. Veículos com tudo em ordem têm menos chance de apresentar problemas e, consequentemente, de causar acidentes.

Para manter essa constância e aumentar a segurança da frota, então, é possível, por exemplo, elaborar um cronograma de manutenções, prevendo a época de cada ajuste que deve ser feito em cada carro e estipulando os melhores momentos para fazer isso. Assim você mantém os carros funcionais, não é pego de surpresa e ainda economiza dinheiro, já que prevenir é sempre mais barato.

  1. Garantir a segurança de motoristas e funcionários que utilizam a frota

Uma das formas de manter os funcionários – sejam motoristas, sejam acompanhantes – sempre seguros é a própria realização de manutenção preventiva, apresentada na dica anterior. Isso porque a prevenção de panes mecânicas também previne acidentes ou situações complicadas em que os funcionários poderiam ser envolvidos caso o veículo apresente algum problema.

Lembre-se: pensar na segurança da frota é pensar também na segurança de quem conduz o veículo e de todos que viajam nele.

  1. Orientar os motoristas para que adotem hábitos seguros

Ainda pensando na segurança dos motoristas e, indo além, essa terceira dica está relacionada à maneira como motoristas se portam durante viagens e trajetos com veículos da frota da empresa. É preciso treiná-los para que compreendam as normas da empresa e, mais do isso, para que cumpram todas elas quando estiverem em serviço, mesmo que não haja por perto a figura de um chefe.

Para isso, uma forma de aumentar a segurança da frota é promover treinamentos e oficinas que atualizem as diretrizes da empresa para todos os funcionários, especialmente os que utilizam os veículos. Por meio desses treinamentos, é possível apresentar aos colaboradores formas adequadas de se portar nas ruas e estradas, de cuidar do veículo e de se importar, de fato, com esse bem da empresa.

segurança da frota

  1. Utilizar veículos adequados para cada tarefa

Outra maneira de aumentar a segurança da frota e proteger seus veículos é utilizar o veículo certo para cada tarefa a ser realizada. É preciso estar claro que não se vai transportar cargas a granel e cargas congeladas em um mesmo veículo, por exemplo. Ou que se vai utilizar um carro de passeio para transportar grandes cargas, nem um caminhão só para levar funcionários de um lugar a outro.

Por mais simples que pareça, apenas organizar e distribuir os veículos de acordo com as funções a serem executadas é essencial para o bom funcionamento e, consequentemente, para um aumento da segurança da frota.

  1. Manter em dia o seguro de todos os veículos

Muitas vezes, surgem dúvidas quanto à contratação de seguro ou rastreamento para veículos. Esse assunto já foi abordado nesse outro post, mas reafirmamos a importância de contratar os dois serviços, pois eles se complementam.

Além disso, é importante não só contratar o seguro, mas manter em dia todos os pagamentos e documentos a ele relacionados. Isso garante a cobertura de eventuais danos a funcionários e veículos em caso de acidentes, aumentando a segurança da frota e dos funcionários.

  1. Contratar um serviço de rastreamento dos veículos

Aliado ao seguro, é importantíssimo contratar um serviço de rastreamento de frotas. Esse serviço permite que, em caso de roubo, o veículo seja encontrado e recuperado.

Além de estar relacionado à segurança da frota, o rastreamento de veículos possibilita um melhor gerenciamento dos veículos e acompanhamento das entregas ou viagens realizadas por funcionários.

  1. Acompanhar a movimentação da frota em tempo real

Essa dica está bastante relacionada à anterior, pois é o serviço de rastreamento de veículos que permite o acompanhamento da movimentação da frota em tempo real. Isso não só possibilita um maior controle sobre as entregas e viagens, mas também permite um melhor gerenciamento da frota.

Gostou dessas dicas? Então acompanhe outras informações em nosso blog. E visite nosso site para saber mais sobre os serviços de rastreamento e gerenciamento de frotas da Intersat.

2 comentários sobre “7 dicas imperdíveis para aumentar a segurança da frota

  1. […] a Honda CG 160 foi também o veículo mais vendido no país em 2019, considerando automóveis, caminhões, motocicletas, ônibus, entre outros. Esse modelo é líder de vendas há décadas e está […]

  2. […] É importante orientá-los para que se mantenham sempre alertas, não deem carona, não compartilhem com estranhos o conteúdo da carga ou o trajeto a ser feito, e que escolham lugares seguros para pernoitar. Tudo isso pode ajudar a evitar o roubo de cargas, aumentando também a segurança dos próprios motoristas. […]

Os comentários estão fechados.