5 dicas para evitar o roubo de cargas

No Brasil, a principal forma de transporte de mercadorias é pelas estradas, utilizando caminhões dos mais variados tipos e tamanhos. Cargas de todos os tipos são transportadas todos os dias pelas estradas do país. E também são roubadas país afora, especialmente no estado de São Paulo.

Por isso, para proteger a mercadoria de sua empresa, principalmente se forem alimentos ou eletrônicos (itens mais roubados), separamos aqui algumas dicas para evitar o roubo de cargas. Confira!

  1. Oriente e proteja seus motoristas

Os motoristas são os responsáveis por transportar as cargas e, por isso, precisam estar preparados para lidar com situações adversas, como uma pane no caminhão ou uma abordagem de bandidos, por exemplo.

Isso não significa, é claro, treinar os motoristas para que reajam a assaltos ou resolvam sozinhos eventuais problemas do veículo. Orientar os motoristas é uma das dicas para evitar o roubo de cargas porque possibilita que esses profissionais estejam sempre atentos a situações incomuns ou ameaçadoras.

É importante orientá-los para que se mantenham sempre alertas, não deem carona, não compartilhem com estranhos o conteúdo da carga ou o trajeto a ser feito, e que escolham lugares seguros para pernoitar. Tudo isso pode ajudar a evitar o roubo de cargas, aumentando também a segurança dos próprios motoristas.

  1. Estabeleça rotas e horários variados para viagens similares

Um caminhão que percorre sempre o mesmo trajeto, passando sempre pelos mesmos lugares, nos mesmos horários ou dias da semana, por exemplo, acaba se tornando um alvo fácil para pessoas mal intencionadas. Isso porque essas pessoas costumam observar esses movimentos e, então, planejar ações para realizar o roubo de cargas. 

Assim, planejar rotas diferentes e alterar os horários das viagens, por exemplo, pode ser uma forma interessante de proteger a mercadoria transportada e evitar o roubo de cargas. E para facilitar esse planejamento, é possível automatizar algumas funções, utilizando softwares de monitoramento de frotas, por exemplo, garantindo mais autonomia e segurança para toda a equipe.

  1. Prefira viagens em horários diurnos e conheça bem os trajetos

Sempre que possível, programe as viagens para acontecerem durante o dia, pois a claridade e o maior movimento das estradas ajudam a inibir o roubo de cargas. Quando a viagem diurna não for uma opção, é interessante organizar um comboio, pois a presença de outros caminhões na estrada, viajando em conjunto, também ajuda a inibir o roubo de cargas.

Conhecer os trajetos também ajuda a prevenir o roubo de cargas, pois permite escolher os melhores lugares para paradas – seja para comer ou dormir, seja para abastecer ou conferir pneus, por exemplo –, planejando toda a viagem de forma mais completa.

roubo de cargas

  1. Invista em um programa de gerenciamento de riscos e em automação

Um programa de gerenciamento de riscos (PGR) é uma ferramenta de gestão organizacional que permite monitorar os riscos dos trabalhos realizados pela organização, possibilitando a prevenção e a redução desses riscos. Por isso, elaborar um PGR para o transporte de mercadorias de sua empresa pode ser uma forma bastante eficaz de reduzir os riscos de roubo de cargas.

Além disso, a automação também pode ser um investimento interessante, já que facilita, inclusive, o gerenciamento das informações do PGR e dos dados de gerenciamento da frota. Assim, mais do que reduzir os riscos de roubo de cargas, a automação também otimiza a operação e melhora o serviço prestado.

  1. Conte com os serviços de uma empresa de rastreamento

Além de orientar os motoristas, planejar rotas, traçar um PGR e investir em automação, para evitar o roubo de cargas também é possível contar com os serviços de uma empresa de rastreamento, como a Intersat. Serviços como o rastreador veicular e o rastreamento e gestão de frotas auxiliam a empresa a diminuir os riscos de roubo de cargas.

O rastreador veicular permite acompanhar a localização dos veículos em tempo real, além de fornecer históricos de rotas e outras informações úteis a respeito dos veículos. E o sistema de gerenciamento de frotas também auxilia na automatização das atividades, facilitando o dia a dia da empresa e otimizando toda a operação, além de fornecer dados relevantes para auxiliar na redução dos riscos de roubo de cargas.

Você pode contar, ainda, com o serviço de escolta armada, que oferece ainda mais segurança para o transporte de mercadorias de valores mais altos ou mais visadas para roubo. Nesse serviço, agentes de segurança armados e treinados acompanham toda a viagem, fazendo a segurança da carga e ajudando a evitar o roubo de cargas.


Acesse nosso site e conheça melhor os serviços de rastreamento veicular e gestão de frotas. E para mais dicas e informações, acompanhe nosso blog.