Conheça formas de economizar combustível na moto

O mais recente aumento no preço dos combustíveis já é sentido no bolso dos condutores que precisam abastecer com frequência. Vivemos os impactos da pandemia, a inflação e a tensão na Europa. Ou seja, é preciso poupar. Pensando nisso, para quem deseja economizar combustível na moto, separamos algumas dicas importantes. Confira!

Como economizar combustível na moto quando o barril do petróleo bate recordes e chega aos US $100? A política da Petrobras para gasolina, diesel e outros derivados segue o mercado internacional, e o impacto disso afeta todos que dependem destes combustíveis.
Dessa forma, saber como deixar a moto mais econômica e segura é fundamental para esse momento. 

Como economizar combustível na moto? 

Como economizar gasolina na moto 125? Dependendo do modelo, no uso urbano, motos 125 cilindradas podem percorrer até 53,8 km com apenas 1 litro. O desempenho está conectado aos hábitos de quem pilota a motocicleta.

Moto no neutro gasta gasolina? 

Usar a moto no neutro (ponto morto)  ou na “banguela” não gera economia de combustível! 

Para economizar combustível na moto, em lombadas, pare de acelerar até perder a velocidade, sem a necessidade de acionar os freios. Em descidas, deixe a moto engrenada e evite consumo desnecessário. Além disso, evite acelerar a moto ao parar no semáforo. 

Pequenas atitudes impactam, e muito, para economizar combustível na moto! 

economizar combustível na moto

Como economizar gasolina em moto carburada?

A resposta é simples: com os mesmos cuidados indicados para as motos injetadas e mantendo ela regulada. Outros cuidados incluem:

  • Acelerar menos;
  • Trocar as marchas na hora certa;
  • Realizar a limpeza do filtro de ar;
  • Utilizar gasolina de qualidade;
  • Seguir nossas próximas dicas para economizar combustível na moto. 

Manutenção

Fazer revisões preventivas é muito mais econômico que recorrer às manutenções corretivas. Além de economizar combustível na moto, você evita desperdícios, diminui o desgaste de componentes e prolonga a vida útil das peças.

Siga os prazos indicados pelo fabricante, pois cada motocicleta possui suas particularidades.

 

Pneus calibrados

No dia a dia, uma atitude simples pode causar uma grande diferença para economizar combustível. E estamos falando de até 4% de combustível!  Verifique a pressão dos pneus semanalmente, seguindo a indicação recomendada pelo fabricante. 

 

Peso da moto

Economizar combustível na moto pode ser uma tarefa complicada para quem faz entregas. Motos com o baú acoplado e sempre cheio exigem mais do motor. O  excesso de peso, pode ser evitado programando suas rotas e atividades do dia a dia. 

 

Rastreador para motos

Essa é uma dica extra: além de economizar combustível, você sabia que investir no rastreador para motos também é uma forma de economizar? Isso mesmo. Com o rastreador instalado, você pode evitar o roubo de motos e o seguro fica mais barato! Contamos mais sobre isso aqui.

Gostou das dicas? Saiba mais sobre economia e proteção para motos. Aproveite e conheça outras vantagens do rastreador para motocicletas e acompanhe nosso blog

Siga 10 dicas para economizar combustível em veículos.